PrevLabor | Assessoria em Medicina e Segurança do Trabalho
#

EXAME DE AUDIOMETRIA

O exame de Audiometria é utilizado para determinar se o paciente apresenta algum grau de perda auditiva.
É um exame bastante simples, capaz de avaliar o modo como cada pessoa ouve e entende os sons. É dividido em Audiometria Vocal e Tonal.
Na Audiometria Vocal a Fonoaudióloga (o) analisa a capacidade de discernir os fonemas e compreender a linguagem. Durante o exame são ditas algumas palavras e fonemas ao paciente que deve repetir da forma como entendeu. O percentual de acertos é registrado e analisado.
Na Audiometria Tonal é examinada a capacidade de ouvir os estímulos sonoros. O paciente coloca fones de ouvido e deve sinalizar à Fonoaudióloga (o) toda vez que ouvir algum som. Os dois ouvidos são testados separadamente, para sons graves e agudos.
Existe ainda a Audiometria Ocupacional. Este é um modelo especial de audiometria que visa avaliar, regularmente, a audição de profissionais expostos a ruídos contínuos no ambiente de trabalho. O objetivo é evitar o aparecimento de uma perda auditiva devido a trauma auditivo.
O exame de Audiometria, normalmente, é solicitado aos primeiros sinais de alteração na audição. Com ele é possível analisar a audição do paciente, e partir para um diagnóstico mais preciso sobre qual pode ser o problema, iniciando o tratamento mais indicado no caso, tentando evitar uma piora nos sintomas.
É importante estar muito atento à própria audição, algumas doenças auditivas avançam rapidamente e podem gerar danos irreversíveis. O diagnóstico e tratamento precoces são nossas melhores armas contra elas.
Realizamos os mais diversos exames da área de avaliação auditiva.
Dra.Fathima Oliveira
FONOAUDIÓLOGA
Especialista em audição
CRF. 7303/DF